Interna, agência de comunicação, profissional autônomo. Quer falar com a mídia, mas não sabe que tipo de assessoria de imprensa contratar? A Press Manager dá algumas dicas que podem facilitar na hora de escolher se contrata ou não uma Agência de Comunicação.
Contratar uma agência de comunicação ou um profissional que atue na divulgação da sua marca é uma decisão importante, e que pode deixar qualquer um muito confuso, em tempos de tantas mudanças. Nos últimos anos, muitos profissionais de agência e mesmo jornalistas de redação passaram a atuar como profissionais liberais e inclusive trocaram de lado, ou passando a divulgar, no caso dos jornalistas de redação, ou fazendo a ponte entre as marcas e os veículos, no caso dos assessores.
Essas mudanças todas podem causar dúvidas sobre qual o melhor formato de divulgação de imprensa escolher. Na verdade, nós acreditamos que o trabalho de imprensa existe uma fórmula muito especial: mailing atualizado, sugestões de pautas personalizadas ou com foco amplo, mas com boas informações e um follow up que contemple os veículos que realmente vão fazer diferença para o cliente.
Se o assessor está dentro de uma agência, se trabalha sozinho ou se está dentro da empresa só mudará a dinâmica de trabalho. Uma house, que é como se costuma chamar uma agência interna, vai ter foco apenas para os assuntos, produtos e serviços da própria empresa. No caso de uma agência de comunicação e de um profissional liberal, o que muda é a frequência de reuniões, o contato diário com a equipe de marketing e a busca de informações sobre o mercado de atuação do cliente.
As reuniões, nesse caso, são extremamente importantes para que o atendimento seja feito com foco. As agências de comunicação geralmente designam um profissional específico para o atendimento e, por isso, não tem muita diferença de um autônomo, contanto que este invista em ferramentas que vão tornar o trabalho mais assertivo, incluindo sistemas de disparo de releases e de gerenciamento de atividades, entrevistas e follow up.
Nós pensamos também nesses três focos para tornar nossa ferramenta uma verdadeira parceira do trabalho de comunicação, seja ele no formato que for. Quer saber mais? Clique aqui!
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