3 passos para desenvolver pautas de sucesso

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    Todo mundo quer construir uma pauta de sucesso. O segredo? Utilizar três passos que podem ser muito simples, e ao mesmo tempo, muito estratégicos. Saiba quais são.

    Pautas de sucesso são a menina dos olhos de qualquer agência, certo? Nós ajudamos a gerenciar a operação de divulgação de mais de 1500 clientes, e, por isso, sabemos onde o sapato aperta. Para ajudar nessa empreitada, reunimos aqui três passos básicos, mas que podem ajudar a desenvolver pautas de sucesso.

    Passo número 1 – conheça o cliente

    Pode parecer, como já falamos acima, um passo muito básico. Mas a exigência cada vez maior de resultados rápidos diminuiu muito o período de imersão no cliente. A tempos atrás, esse período podia levar meses! O importante era entender tanto do assunto a ser divulgado, que o planejamento era construído de forma muito mais assertiva e o assessor se tornava quase um membro honorário da diretoria! Brincadeiras à parte, sabemos que, hoje, o envolvimento dos assessores com a marca nem sempre é tão próximo, pela quantidade de clientes, a agilidade que a imprensa pede e a necessidade de resultados rápidos. Mas, será que eles não virão com mais facilidade se houver esse período mais longo de adaptação?

    Passo número 2 – construa um planejamento estratégico

    A melhor forma de divulgar e não cansar a imprensa é mostrar todas as faces do cliente. Há linhas diferentes de produtos? Há formas variadas de atuação? Há conteúdo mais institucional e educativo que possa ser usado? Abuse das nuances sobre o mercado do cliente, crie pautas interessantes, que possam, também, ajudar a educar o mercado de atuação da empresa. Isso vai fazer com que seu cliente seja visto como um formador de opinião, uma fonte mais respeitada e como alguém em quem se deve prestar atenção.

    Passo número 3 – saiba para quem divulgar

    De nada adianta conhecer a fundo o cliente, construir pautas super interessantes e enviar para as pessoas erradas! Sim, conhecer a imprensa é seu principal papel, a gente sabe, não fique bravo por darmos uma dica tão primária. Mas é que a imprensa tem mudado muito, nos últimos tempos, e nós temos a real dimensão do quanto é difícil, muitas vezes, acompanhar essas mudanças. Então, se possível, reserve um tempo para conversar com os jornalistas, para pesquisar esse mercado, entender as mudanças que estão acontecendo e saber exatamente para quem enviar suas pautas. Os relatórios qualitativos agradecem.

    Usar a linguagem mais assertiva para cada veículo, como já falamos aqui, também é necessário. Use sua inteligência de mercado para planejar pautas mais eficazes. Quer ajuda para entender como está sua operação e onde precisa dar aquele gás? Mande um e-mail que a gente te explica como podemos ajudar na gestão e na captação de resultados da sua operação!