Não adianta mais fugir, agora, quem pode tem que apostar no home office para continuar produzindo. Sabe como ser produtivo no home office? Tem problemas para organizar seu dia a dia? A gente separou algumas dicas que podem ajudar.
Trabalhar em sistema home office? Se você nunca pensou nessa hipótese e agora está tendo que se adequar à orientação das empresas que podem fazer essa mudança, fique calmo! Nós separamos aqui 3 dicas básicas que podem ajudar a organizar sua rotina e ser mais produtivo, mesmo quando tudo parece perdido em meio ao que é pessoal e o que é profissional. Vamos juntos?
Ah, mas e é home office, posso trabalhar na hora em que eu quiser. Pensar assim, faz o dia passar e você não fazer nada do que precisava. Conhece essa situação? Então, a primeira dica é: organize o seu próprio “horário comercial”. E reserve esse tempo apenas para o trabalho. Dê pausas necessárias para descansar a mente e o corpo, tome um café, veja um e-mail que não seja de trabalho, e volte para o “escritório”. Coloque metas diárias de ligações, disparos, conteúdo. Agende reuniões online em horários em que você seja menos produtivo com o trabalho, naturalmente. Ou seja, aproveite o seu tempo com muito autoconhecimento e faça do home office um tempo mega produtivo.
Trabalhar de pijama parece ser uma das vantagens do home office? Esqueça! Claro que ninguém está pedindo para colocar salto, ou terno e gravata, mas nada de ficar de pijama. O cérebro precisa entender que você está trabalhando e não apenas em frente ao computador para ver um filme ou uma série. Ou seja: acorde, tome seu banho e vista-se para trabalhar. Pode ser uma roupa confortável e até pode ser que você fique de chinelo, afinal de contas, você está na sua casa. Mas avise a si mesmo que aquele horário é diferente do sábado e do domingo. Coloque-se para trabalhar e sinta que seu organismo responde com mais proatividade.
Trabalhar em sistema home office nem sempre permite que se fale com o escritório todos os dias, até porque serão, geralmente, muitas pessoas para trocar ideias, certo? Então, manter uma prática de auto feedback é muito importante. O quanto você foi produtivo? Quantos checks você deu na sua lista de tarefas do dia? Em quais horários você estava mais empolgado para trabalhar? Em quais estava se arrastando e teria sido melhor dar uma parada. O home office, mesmo para colaboradores de empresas, precisa que você seja uma espécie de chefe de si mesmo, e saiba gerenciar seu tempo e sua produtividade. Até mesmo para readequar as rotinas e propor mudanças para sua empresa, se for o caso. Exercite sua auto gestão.
Se essas dicas te ajudaram, indique elas para quem está atrapalhado no home office, também! E se você tem alguma prática que te ajuda a ser mais produtivo em casa, manda pra gente que vamos publicar lá nas nossas redes sociais. Vamos ajudar uns aos outros em tempos de pandemia do novo Coronavirus!