Amados por muitos e menos por outros, os blogueiros chegaram para ficar e não podem mais ficar fora dos mailings de assessoria de imprensa
Os blogueiros chegaram para ficar e tem forte atuação no mundo digital. Estão sempre em pauta nos grupos de Facebook com jornalistas e assessores de imprensa. Há quem os ame e conte com eles em suas divulgações e ações de relacionamento. E há quem ainda quem ainda resista a considera-los como uma alternativa em campanhas de comunicação.
Independente do ponto de vista pessoal de cada um, é um fato que blogueiros não podem mais ficar mais de fora dos mailings dos assessores de imprensa, principalmente quando o cliente em questão valoriza mais uma divulgação online do que o tradicional impresso.
Ah, claro que aqui na Press Manager nos referimos a blogueiros que atuam como mídia espontânea, sem esperar nada em troca para divulgar notícias, ok? Afinal, falamos com comunicadores, jornalistas e assessores, não é mesmo? Quando uma divulgação de uma notícia envolve uma remuneração, deixa de ser uma ação de comunicação e migra para a esfera de marketing e publicidade, em que influencers e bloggers também nadam de “braçada”. Ou seja – piadas à parte – há blogueiros para todos os gostos no universo digital!
O relacionamento dos assessores de imprensa com blogueiros, em geral, é uma ação completamente personalizada para cada cliente. Ou seja, o blog que pode ser excelente para uma marca pode ser inclusive negativo para outra.
Dessa forma, antes de enviar uma sugestão de pauta para um blogueiro é muito importante conhecer bem sua maneira de se posicionar acerca de serviços e produtos, se costuma ser suave ou mais ácido, se simplesmente reproduz releases ou os aproveita para gerar novos conteúdos e assim por diante.
Outro aspecto importante é que uma ação de comunicação com blogueiros requer um contato mais direto, visto que raramente existem editores ou equipes de redação com muitas pessoas. É sempre de bom tom tentar com conversar ou interagir de alguma maneira – Facebook, Whatsapp ou email – com o blogueiro, para assim ser mais assertivo na divulgação.
E, seguindo a tendência do mercado, já há empresas fornecedoras de mailings que incluem os contatos de blogueiros. É o caso aqui da Press Manager, que agora também atua com o fornecimento de mailing. Quando planejamos a oferta desse serviço aos nossos clientes, percebemos que existia uma grande necessidade por expandir a atuação dos assessores. Vale a pena conferir. Quer saber mais? Acesse aqui!