Relação de parceria: fique por dentro da estratégia do cliente para contribuir mais com resultados

Relação de parceria: fique por dentro da estratégia do cliente para contribuir mais com resultados

De um lado temos as agências de comunicação cada vez mais pressionadas por resultados. Do outro estão os jornalistas que recebem centenas de sugestões de pautas diariamente e tem pouco tempo para avalia-las criteriosamente. E, no meio de tudo isso, estão os clientes buscando formas de colocar em prática sua estratégia. Como equilibrar esta tríade tão presente no universo da comunicação?

Estratégias empresariais, em grande parte dos casos não podem ser divulgadas na imprensa, são geralmente grandes segredos. Talvez seja por isso que em alguns casos não é nem mesmo revelada para os assessores de imprensa. Entretanto, sem domínio dos objetivos dos clientes, torna-se ainda mais complexo apresentar relatórios de assessoria com divulgações de peso.

A base da relação entre clientes e a assessoria de imprensa contratada precisam ser a parceria e a confiança. Em reuniões de pauta, não basta apenas o compartilhamento das informações que podem ser divulgadas na imprensa. É importante que também os motivos pelos quais tais pautas precisam ser trabalhadas sejam esclarecidos, a estratégia de cada uma.

Como estabelecer parceria entre cliente e assessoria?

A relação de parceria entre cliente e assessoria de imprensa tende a consolidar-se com o tempo. Para contribuir positivamente com esse processo, cabe aos assessores de imprensa se empenharem para fazer o levantamento de informações de forma criteriosa.

Com isso, quanto mais detalhados forem os questionamentos dos Q&A dos assessores de imprensa melhores são os resultados. Vale, por exemplo, incluir perguntas sobre como a empresa gostaria de ser reconhecida na imprensa, qual o propósito da marca para o ano vigente e, inclusive, qual o posicionamento da marca perante a concorrência.

Para que o cliente se sinta à vontade de responder Q&A com absoluta transparência é imprescindível que assessores também incluam pontos como o que não pode ser revelado à mídia.  Este é uma forma simples de fazer com que clientes se sintam um pouco mais seguros ao confidenciarem suas estratégias empresariais.

Outra alternativa para aproximar-se cada vez mais do cliente é criar um fluxo de aprovação não apenas de releases como também outros documentos que são encaminhados a jornalistas. No começo esse procedimento pode parecer burocrático, mas é um recurso que permite que empresas mais tradicionais, com processos rigorosos de sigilo empresarial, sintam-se mais confiantes acerca das informações que são trabalhadas na imprensa. A tendência é que com o passar do tempo o cliente ganhe confiança no trabalho do assessor e passe a ser menos detalhista nas validações.

Essas são apenas sugestões para fortalecer a parceria cliente-assessoria. Claro que cada caso é um caso e o que funciona para um pode não servir para outro. O importante é ir experimentando e buscar sempre trabalhar o mais alinhado possível com a estratégia.

Agora deixamos aqui uma sugestão. Que tal compartilhar como você assessor faz para ter conhecimento das estratégias dos seus clientes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}