Os primeiros passos para criar um planejamento eficaz

  • Banner de conversão orgânica para topo de blogposts.

    Como criar um planejamento que realmente funcione, especialmente se você comunica para vários públicos? A grande questão pode ser focar no que realmente interessa, ao invés de querer abraçar o mundo.

     Um dos grandes dilemas da comunicação é conseguir criar um planejamento que seja eficaz e que comunique para todos os públicos necessários, sem que seja necessário criar campanhas muito específicas. A grande questão pode ser focar no que realmente interessa, ao invés de querer fazer tudo ao mesmo tempo. Por isso, separamos, aqui, alguns passos para ajudar nessa tarefa:

    1. Faça do seu planejamento um guia

    Ninguém está dizendo que não é para seguir o planejamento, mas lembre-se de que ele é um guia, não algo engessado que vai impedir você de observar o mercado e fazer mudanças estratégicas necessárias para atingir seus objetivos. Muitas vezes, planejamentos muito fixos acabam destruindo o timing de divulgações mais específicas. Fique de olho.

    1. Contemple divulgações que dialoguem com os vários públicos

    Para que seu planejamento seja eficaz, ele precisa contemplar divulgações para seus vários públicos. Não dá para abraçar o mundo e querer atingir todo mundo de uma só vez, mas é possível incluir estratégias um pouco mais amplas e outras mais focadas, transformando o planejamento em uma ferramenta mais maleável e ampla.

    Banner de conversão orgânico sobre mailing.
    1. Tenha uma assinatura – quem é você?

    Já falamos em um texto anterior – fazer o que seus concorrentes fazem nem sempre é a melhor opção. Criar uma assinatura, um jeito de comunicar que seja só seu e que esteja contemplado no seu planejamento pode ser a melhor estratégia e orientar seus passos de um modo mais assertivo.

    1. Busque as mídias que mais se adequem ao seu mercado

    O planejamento precisa ser construído levando em conta as várias mídias que serão trabalhadas – site, blog, redes sociais, imprensa. Aonde você quer chegar? O céu é o limite, mas é preciso ter chão para se impulsionar. E ele precisa ser o seu planejamento, uma ferramenta que ajude a entender aonde se está indo e o que funciona ou não, para que a rota possa ser redefinida, se necessário.

    1. Crie estratégias de médio e longo prazo

    O planejamento não necessariamente precisa fazer sentido hoje. Ele pode ser uma ferramenta de médio e longo prazo, dividida em fases menores. Assim, é possível acompanhar o crescimento e entender o caminho que está sendo percorrido. Invista em ter mais tempo de planejamento antes da execução. Você não vai se arrepender.

     Veja se essas dicas de planejamento fazem sentido para você e, se puder, compartilhe outras conosco. Ajude a fazer um mercado cada vez melhor para todos!

    Banner de conversão sobre a história da Press Manager.