O que é assessoria de imprensa digital?

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    O primeiro passo para entender o que é a assessoria de imprensa digital é pensar fora da caixa. Esqueça as convencionalidades e esteja aberto para o novo. Vamos juntos!

    O mercado mudou e o desafio é sempre nos adaptarmos, não é mesmo? Todo dia surge um novo termo e lá vamos nós, sempre juntos, mergulhar em novos conhecimentos. Uma das novidades do universo da comunicação é a assessoria de imprensa digital, que é muito mais do que apenas sugerir pautas para veículos de notícias online.

    Assessoria de imprensa digital é pensar fora da caixa e aceitar que a atuação de assessores, na atualidade, ultrapassa os limites do jornalismo clássico. É aceitar, por exemplo, que jornalistas de redação praticamente não têm mais tempo para sair das redações e participar de eventos e coletivas. E que, então, o jeito é criar alternativas em que as pessoas possam ter acesso às informações que seu cliente de assessoria de imprensa precisa divulgar, sem ter que perder horas em deslocamento.

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    O primeiro passo para trabalhar com assessoria de imprensa digital é olhar para a necessidade do cliente de uma maneira ampla, a começar pela sua reputação em universo online. Sim, isso mesmo: em assessoria de imprensa digital não se trabalha apenas as informações e notícias que o cliente precisa divulgar para o mercado. O foco agora é contribuir para o processo de construção da marca como um todo e atuar para que o consumidor final e potenciais clientes da empresa reconheçam os valores e atributos que de fato ela tem. Ou seja, se é uma empresa que tem primazia por atuar em prol da sustentabilidade do planeta é necessário que assim seja vista e não apenas como a que “oferece o produto com o melhor preço”.

    Outro ponto importante quando se fala em assessoria de imprensa digital é considerar que todos os canais de comunicação podem ser positivos para a divulgação da marca do seu cliente. Com uma quantidade cada vez menor de veículos de imprensa considerados convencionais – os impressos cada dia tem menos fãs – jornais e revistas com portais online dividem espaços com blogs e redes sociais, lado a lado, já que, aos olhos dos leitores, tem a mesma visibilidade.

    Com isso, além de se relacionar com os chamados jornalistas de redação, é essencial ter contato com os influenciadores digitais, que compartilham conhecimento, notícias, opinião e novidades entre blogs, vblogs, Facebook, Youtube, Twitter, Podcasts e outras plataformas online. A realidade é que as pessoas procuram assuntos diretamente no Google por palavras-chave e podem encontrar seu cliente em qualquer um desses espaços online. E cabe ao assessor de imprensa digital, de braços dados com a galera de redes sociais e marketing, pensar em como criar ações que coloquem os clientes em todos os espaços ao mesmo tempo.

    E mais: alguns assuntos têm mais aderência em um canal do que o outro. Produto não faz lá muito sucesso numa matéria de jornalismo raiz, mas pode fazer nas mãos de um blogger. Serviços e consultorias navegam em diversos ambientes, e assim por diante. Bem-vindos ao mundo de assessoria de imprensa digital! Estamos juntos nessa nova caminhada em nuvem, conte conosco.

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