Monitoramento de notícias: o valor estratégico na mensuração de resultados

  • Banner de conversão orgânica para topo de blogposts.

    O monitoramento de notícias nada mais é que o levantamento, por meio de palavras-chave, das matérias publicadas nos veículos de comunicação, organizados a partir da leitura, acompanhamento e seleção das notícias que interessam ao assessorado. 

    Tradicionalmente ele é utilizado para o rastreamento das notícias trabalhadas pela assessoria de imprensa. Ou seja, é o resultado efetivo das divulgações realizadas.

    Seu uso, entretanto, pode ir muito além disto. Ele serve não apenas para fazer o monitoramento das notícias que repercutiram na mídia sobre a empresa, mas também e, principalmente, para municiar o assessorado com informações sobre concorrentes, mercado, tendências etc.

    É um trabalho cansativo, que envolve vasculhar notícias nos veículos impresso (jornais e revistas), eletrônico (rádio e TV) ou digital (mídia online), mas nem por isso dispensável ou menos importante, pelo contrário, se devidamente utilizado, o monitoramento de notícias pode ser uma ferramenta poderosíssima para a gestão dos negócios.

    Antigamente, quando o volume maior de notícias provinha dos jornais e revistas impressos, ele era feito manualmente. Cada matéria era devidamente recortada, colada e categorizada, compondo parte importante do relatório de resultados.

    Hoje, com o avanço das tecnologias e suportes, o processo passou a ser praticamente todo digital ou, no máximo, digitalizado. Existem softwares cheios de recursos que auxiliam no gerenciamento dessas informações.

    Banner de conversão orgânico sobre mailing.

    Com o uso de ferramentas apropriadas é possível eliminar a prática do “print screen” de telas e fazer todo o monitoramento de notícias em poucos cliques. Com o volume cada vez maior de conteúdo circulando e a multiplicidade de plataformas disponíveis, trata-se de instrumento imprescindível a qualquer assessoria.

    Dentre as diversas ferramentas de suporte ao trabalho das assessorias de imprensa, o monitoramento está longe de ser a mais cara. Em função da concorrência de mercado, seu custo pode caber perfeitamente no orçamento, mesmo para empresas de médio e pequeno porte.

    Pensando nisso montamos para você esse infográfico com os passos principais para você ligar o seu monitoramento de notícias no automático e ver que realmente funciona.

    Parece interessante? Então baixe o infográfico completo em alta resolução aqui e veja como você pode fazer otimizar o tempo e ganhar mais agilidade nas tarefas do dia a dia do Assessor de Imprensa.

    Solicite uma APRESENTAÇÃO da Plataforma na Press Manager.

    E veja como é simples, fácil e rápido otimizar o seu tempo e gerar resultados práticos.

    Banner de conversão sobre a história da Press Manager.