Incremente seu follow up na pandemia

Incremente seu follow up na pandemia

Todo mundo em casa. Como se emplacar pautas em momentos atípicos como este, de uma pandemia? É a reinvenção do follow up e de encontrar alternativas para conquistar resultados.

Pandemia, home office. Novos tempos que estão fazendo que todos os profissionais se revejam sua rotina de trabalho. A atuação dos assessores de imprensa não fica de fora e se torna ainda mais desafiadora. O follow up, tido por muito tempo como o maior instrumento de negociação de pautas, vem sendo transformado e cultivar bons relacionamentos com jornalistas de redação é uma habilidade que ganha holofotes.

É o momento de sermos mais objetivos e otimizarmos os relacionamentos já consolidados. Porém, é necessário ultrapassar limites – velhos hábitos – e repensar a forma de abrir novas possibilidades para se aproximar das redações. É um exercício diário dos assessores encontrar meios de emplacar pautas de clientes em veículos que ainda não possuem bons contatos.

Em tempos de pandemia, esse desafio é ainda mais difícil, ainda mais quando não se conta com as ferramentas corretas à mão. E estamos aqui para te contar que ter os contatos certos e ter acesso aos jornalistas por meios diferentes da convencional dupla telefone fixo e e-mail, pode mais simples do que parece.

Primeiro, queremos te contar que sabemos que os orçamentos das agências e profissionais de assessorias de imprensa estão bem enxutos nesse momento. Sabemos que algumas empresas estão segurando ou suspendendo gastos com comunicação. Sentimos isso por aqui, é claro. Nenhuma empresa está imune a este momento, mas estamos todos do mesmo lado para que nossa área seja reconhecida como uma das mais importantes para que as empresas se mantenham em evidência no mercado.

Pensando nisso, nossa plataforma Press Manager disponibiliza alguns serviços gratuitos para facilitar a vida dos assessores de imprensa. Se ainda não embarcou nessa e aderiu, gostaríamos de te convidar a conhecer como podemos atuar em parceria neste momento.

Agora, queremos compartilhar alguns pontos que vale a pena considerar nesta fase para incrementar o follow up e otimizar resultados de assessoria de imprensa:

1 – Dados atualizados – Contar com contatos atualizados, é essencial para agilizar a negociação de uma pauta com um veículo que ainda não é tão próximo. Que assessor já não perdeu um tempão tentando descobrir qual jornalista cuida de determinado assunto em um veículo? É um tal de falar com uma pessoa, depois outra e assim por diante para descobrir quem é o contato certo. Isso quando se consegue descobrir, não é mesmo? Para isso, é importante ter acesso a um mailing que tenha os telefones e e-mails corretos, categorizados por editoria e outros filtros que facilitam a vida.

2 – Contato direto – Com toda a galera da redação em home office, esquece telefone fixo. Já é de certa forma enfeite de mesa porque é cada vez menos usado, imagine agora. Aliás, muitos de nós não temos mais telefone fixo em casa ou na agência, quem dirá jornalistas de redação? Há redações que os jornalistas não têm nem mesa fixa. Tudo mudou, a realidade está cada vez mais dinâmica e só nos resta nos adaptarmos. Para isso, sempre que possível, é bacana ter acesso ao celular dos jornalistas chave para emplacar as pautas dos clientes. A boa notícia é que nosso mailing – atualizado em tempo real – disponibiliza os números de celulares dos jornalistas que assim o permitem.

3 – Alternativa online – Logicamente há jornalistas que são alvos de muitas sugestões de pauta todos os dias ou preferem não ser incomodados pelo celular, nem por ligação, nem por mensagem de Whatsapp. É um desafio enorme, falar com eles. Recebem muitos e-mails por dia e, às vezes, boas sugestões de pauta podem passar desapercebidas. Sabemos disso, estamos sempre em busca de novas soluções para que assessores de imprensa e jornalistas de redação possam trabalhar em harmonia. No ano passado, desenvolvemos o Press Voice, uma conexão por chat para que ambos os lados possam falar sobre pautas e sugestões de uma maneira objetiva e prática. Se não conhece, fica aqui mais um convite para vocês.

Estamos em constante evolução, sempre de olho nas necessidades dos nossos clientes. E, claro, abertos a sugestões! Acreditamos que a troca é importante para que todos tenhamos acesso a melhores resultados. Contem conosco nessa jornada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}