A importância do planejamento anual

  • Banner de conversão orgânica para topo de blogposts.

    Algumas situações pelas quais passam assessores de imprensa: falta de informação do cliente, feriados no meio da semana, datas comemorativas ou situações sócio-políticas que engolem as pautas não factuais. Todas elas enfatizam a importância do planejamento anual.

    A importância do planejamento anual para uma assessoria de imprensa pode ser medida pela necessidade de lidar com as oscilações do mercado de comunicação. Quantas vezes temos uma pauta maravilhosa em mãos, mas que vai ficando para depois nas redações por causa de mudanças de mercado, ou então de datas comemorativas, ou de feriados e muito mais. É possível evitar essas mudanças repentinas? Não. Mas com um planejamento estruturado, que preveja ao menos as mudanças já existentes no calendário, dá para amenizar alguns atrasos e inclusive planejar melhores datas de lançamentos de determinadas notícias.

    Existe um lado bom do planejamento mensal: para clientes maiores e que precisam de uma certa organização do trabalho, especialmente se for terceirizado, ele dá maior flexibilidade. O assessor não fica preso a expectativas que foram determinadas lá no começo do ano, por exemplo, já que o mercado é dinâmico e pede também esse jogo de cintura do profissional de comunicação. Mas o fato é que ficar totalmente à mercê do que acontece lá fora também não é o cenário perfeito. Equilíbrio é sempre a chave, não cansamos de falar isso por aqui.

    Banner de conversão orgânico sobre mailing.

    O planejamento anual permite que se equilibre tipos de pautas e a relevância de informações sem focar todas as expectativas em um determinado mês, por exemplo. Há clientes com pautas maravilhosas, mas que perdem visibilidade e espaço para situações como a que estamos vivendo agora, de greves e protestos, por exemplo. Situação justíssima, já que o factual sempre tem (e deve ter) maior interesse, mas que bagunça a programação mensal e, por consequência, os resultados. E nem todo cliente entende que precisa aguardar um pouco para a melhor pauta acontecer.

    Para você, qual a importância do planejamento anual?

    Temos dezenas de assessores por aqui e por isso gostaríamos de fazer essa pergunta: qual é a importância de planejar a divulgação do ano todo? Você usa esse tipo de tática ou prefere planejar mês a mês? Como lida com as adversidades do mercado e com as expectativas de seus clientes? Vamos ajudar a melhorar a dinâmica de divulgações juntos?

    Soluções completas como a Press Manager tem sido tendência em 2018, com recursos integrados a plataforma otimiza o tempo, gera resultados mais rápidos e possui custo x benefício atrativo. Quer saber mais? Clique Aqui!

     

    Banner de conversão sobre a história da Press Manager.