Gestão da comunicação, um sonho possível

Gestão da comunicação, um sonho possível

A gestão da comunicação não é uma tarefa fácil, mas é um sonho possível. Para isso, ter alguns parâmetros pode ser benéfico, e escolher as pessoas certas para trabalhar com você, também.

Há sete anos, estudamos o mercado de comunicação de uma maneira primorosa. Nos interessa conhecer as dores e os objetivos de quem constrói conteúdo e os divulga, no intuito de ampliar visibilidade e de fortalecer a marca dos clientes. Entendemos que a gestão da comunicação, de forma eficaz e assertiva é um sonho possível, embora, muitas vezes não seja uma tarefa muito simples.

O mercado de comunicação talvez tenha sido um dos que mais sofreram modificações nos últimos anos. Se pensarmos em termos de evolução tecnológica, passamos da datilografia, da fotocópia e do fax para a era das redes sociais em quê, pouco mais de 30 anos? Lembramos ainda da época em que visitar redações de jornais quase que diariamente era uma tarefa comum, e era o único jeito de construir uma rede de contatos viável. Nessa época, a gestão da comunicação era mais fácil, não podemos negar.

Esse movimento demandava uma disponibilidade nômade dos assessores, que viviam para lá e para cá. Da parte dos jornalistas, havia mais tempo, também, para ouvir sugestões, buscar informações e construir pautas. O tempo era, nesse sentido, um fator favorável para ambos e o formato de trabalho possibilitava uma gestão mais tranquila da rotina.

O advento da tecnologia e a necessidade da gestão da comunicação

A internet mudou tudo, certo? Passamos da era fax para a era das redes sociais, em que as pautas precisam ser ágeis, o tempo é curto e fazemos mil coisas ao mesmo tempo. Estar online é necessário, ser visto em todos os canais, para o cliente, também é. E aí, a rotina ganhou outros contornos e a agências precisaram se adaptar. O que aconteceu nesse meio tempo? Muita, muita confusão.

Gente perdendo a linha e ultrapassando limites na hora de falar com os jornalistas, um desespero quase que generalizado para ganhar espaços disputados nas principais mídias, notícias não tão relevantes sendo divulgadas apenas porque é preciso preencher espaços. E esse movimento todo gerou cada vez mais estresse e maior necessidade de gestão da comunicação.

Qual é a solução para essa confusão toda? Gestão. Não adianta negar, as mudanças chegaram e elas se tornaram uma realidade. Hoje, o mercado funciona assim, demandando agilidade, percepção aguçada e uma certa dose de jogo de cintura. E, obviamente, ferramentas que ajudem a organizar a bagunça e colocar ordem na casa.

O mais importante, nisso tudo, é que gerenciar uma rotina de comunicação se tornou uma tarefa hercúlea e que precisa de foco, disciplina, assertividade e uma ajudinha extra de ferramentas tecnológicas que foram criadas exatamente para nos dar o apoio que faltava. Conta pra gente, como funciona por aí a gestão da sua comunicação? Você ainda se sente perdido no meio de tantas mudanças, ainda insiste no jeito antigo de fazer sua rotina funcionar ou já é adepto das transformações que ampliam resultado? Nós queremos saber! Mande email ou direct que a gente compartilha nas nossas redes sociais. E não esquece de seguir a gente lá (Instagram e Facebook).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}