Facilite a vida do produtor: sugira personagens para suas pautas

Facilite a vida do produtor: sugira personagens para suas pautas

Produtores e assessores querem, na verdade, a mesma coisa: emplacar belas matérias com pautas interessantes. Que tal apurar personagens à quatro mãos?

Emplacar uma pauta é tudo que assessores de imprensa desejam, não é mesmo? Ai vale pensar numa bela pauta recheada de novidades, dados, argumentações e tudo mais que for possível para aumentar as chances de chamar a atenção de quem decide se ela é interessante ou não para determinado veículo. Porém, as vezes pode ser que tenhamos que tentar contribuir ainda mais: apurar personagens para complementar a matéria.

Já parou para pensar que pode acontecer de um produtor, pauteiro ou repórter adorarem uma sugestão de pauta, mas não terem literalmente braços para produzir e apurar o que falta? Não se trata de fazer o trabalho de quem está do outro lado. É mais do que isso, é estabelecer uma relação ainda mais parceira.

Entre os pontos que mais demandam dedicação e tempo de quem trabalha na redação e produção de matérias é conseguir personagens para complementar pautas. Vamos a um exemplo. Digamos que a sugestão seja uma pauta com dados de pesquisa que apontam que hoje em dia as pessoas mudam de carreira mais de uma vez ao longo da vida. Para fazer uma matéria bacana de televisão, por exemplo, é essencial entrevistar pessoas que contem como fizeram alguma alteração na trajetória profissional.

E é aí que pode estar o impasse para que uma pauta dessa emplaque no veículo que o seu cliente tanto quer: quem trabalha no veículo não tem tempo de procurar personagens que possam contribuir com a pauta! É por isso que quando um assessor percebe que um produtor tem interesse na pauta pode e – muitas vezes deve – sugerir ajudar a busca-los.

Não estamos falando aqui de fazer entrevistas, escrever os depoimentos dos entrevistados. Nada disso. É apenas uma ajuda, uma pequena mobilização de “contatinhos” ou mesmo um simples post em um grupo de redes sociais para garantir que a pauta não deixe de emplacar pela simples falta de personagens, entende?

O lado bom de dar essa ajudinha básica é que o jornalista de redação vai lembrar sempre que pode contar com aquele assessor. Lembre-se que na verdade estamos todos do mesmo lado. O produtor ou redator precisa fechar uma determinada quantidade de pautas. E o assessor precisa de um relatório lindo, dentro da expectativa e planejamento do cliente. Foco no resultado sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}