Em tempos de fake news, quem tem a informação é rei

  • plataforma completa de gestão online para Assessorias de Imprensa

    Sim, informação é artigo de necessidade básica, certo? Mas, hoje, é cada vez mais difícil separar aquilo que é ou não real. As tais fake news, que viraram assunto quente nos últimos tempos, acabam ficando na mesma vitrine das notícias reais, a internet. Certificar seu mercado de que a sua informação tem qualidade, e fonte, é primordial.

    A gente já falou sobre isso aqui, você deve lembrar. As tais fake news, ou notícias falsas, viraram um assunto quente nos últimos tempos. Claro que a gente sabe que muitas vezes o que acontece é um tipo de telefone sem fio: alguém conta um ponto, que vira mil pontos quando chega no interlocutor final. E não temos como controlar a grande massa de informações que é trocada diariamente pelos meios de comunicação pessoais, como mensagens diretas, grupos de Whatsapp, facebook etc. Mas, então, por que falar nisso novamente?

    Porque o que a gente mais procura aqui é oportunidade. E quando se tem um mercado tão saturado de informações irreais ou maquiadas, quem tem a notícia real, com fonte, dados e tudo mais, precisa ganhar mais espaço. E queremos ajudar nisso. Nossas ferramentas, na verdade, nasceram para ajudar na aproximação de profissionais de todos os elos da cadeia da comunicação e para aumentar as chances de que boas informações cheguem onde devem chegar. Lançamos nosso aplicativo para jornalistas exatamente para ajudar em dois pontos básicos:

    1. Diminuir o tempo entre a pauta aprovada e a busca da fonte ideal.
    2. Evitar que milhares de e-mails misturem o que é informação real de propaganda, sugestões sem embasamento e busca de espaço para publicidade.

    O que fazer para escapar das fake news?

    Além de não compartilhar informações sem fundamento, sem embasamento e sem fonte fidedigna, o que podemos fazer, hoje, para diminuir a quantidade de informações falsas circulando por aí? O que estamos fazendo, na verdade, é tentar aumentar a qualidade do que a mídia publica. E ir eliminando, aos poucos, as fake news. Utópico demais? Pode ser, mas estamos fazendo a nossa parte. E ajudar a melhorar a qualidade do trabalho de assessores e jornalistas pode servir, ao menos, para que mais sugestões de pauta boas sejam publicadas, não é mesmo?

    Conta pra gente o que você está fazendo para melhorar a qualidade da informação. Vamos compartilhar boas práticas que serão uteis para todo mundo!