Criatividade: 4 dicas para desenvolver pautas

Criatividade: 4 dicas para desenvolver pautas

Assessores de imprensa não são artistas propriamente ditos, mas olha só, possuem uma pitada de criatividade também. “Inventar” novas pautas para as mesmas editorias e clientes é arte e das boas!

O que seria dos jornalistas sem os produtores de pautas ou os tradicionais pauteiros?

O que seria dos assessores de imprensa se os clientes não fornecessem conteúdo? O que seria dos produtores de conteúdo digital sem releases?

Seriam os mesmos profissionais! Até parece que recebem tudo de “mão beijada”. Tirar leite de pedra é algo que, em geral, se aprende logo no início da carreira. Gerar pautas novas todos os dias, semanas e meses para a mesma editoria – inclusive para este blog rs – é um baita desafio. Tem horas que dá a sensação de ser só mais do mesmo. E é aí que profissionais de comunicação incorporam seu lado artista e colocam suas mentes criativas para funcionar.

Aqui vão algumas ideias para assessores de imprensa com alma de artista sofrerem menos na hora de criar pautas:

1 – Conheça seu cliente, mergulhe no mundo dele.  Pesquise a fundo a área de atuação dele para aprender a conectá-lo com factuais, com notícias do momento. Às vezes seu cliente não é exatamente uma fonte de conteúdo, mas ele pode fornecer um ponto de vista complementar a algo que está acontecendo no mundo ou mesmo em seu nicho de mercado.

2 – Se cliente soubesse o que é notícia e conteúdo não precisava de você. Pode parecer pesado, mas é verdade. Numa simples conversa com o cliente podemos captar pautas incríveis que ele sequer imagina que possam render matérias incríveis. Temos que traduzir o que ele diz, somos interlocutores de seus pensamentos.

3 – Desdobre ideias. Pode ser irresistível juntar todas as informações apuradas em um release ou sugestão de pauta para cavar uma grande oportunidade de divulgação. Porém, as vezes é melhor deixar algumas cartas na manga para futuras pautas.  Ou seja, mesmo sendo uma pauta de negócios pode ter algo que seja mais interessante para editoria de gestão de pessoas, entende? Ou de repente vale deixar uma informação que a grande mídia não dará destaque e para um veículo menor é capa. Lembra do ditado “não coloque todos os ovos numa única cesta”? É bem por ai.

4 – Converse com os jornalistas de redação. Veja que tipo de pautas eles sentem falta de dados, fontes e personagens. Convença seu cliente a embarcar na ideia de produzi-los a quatro mãos com você. Pode até valer a pena fazer um estudo de mercado ou ir atrás de parcerias com especialistas de mercado. Inverter o processo criativo pode dar bons resultados.

Soluções completas como a Press Manager tem sido tendência em 2018, com recursos integrados a plataforma otimiza o tempo, gera resultados mais rápidos e possui custo x benefício atrativo. Quer saber mais? Clique Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}