Medir resultados de divulgação pode ser, cada vez mais, um desafio imenso para as empresas. Em tempos de online, redes sociais, stories, redes de transmissão e outros mais, como fazer para saber se a sua estratégia está sendo correta? Vamos tentar pensar em alguns fatores juntos?
A tarefa de medir resultados, no trabalho de assessoria de imprensa, é um desafio para muitas empresas. Há alguns anos, usar a centimetragem, método de equivaler o espaço conquistado com matérias espontâneas ao mesmo tamanho de anúncios, era a melhor forma de entender o retorno sobre o investimento em divulgação. Entretanto, o universo, tanto de fontes quanto de veículos, era muito menor do que hoje, não é mesmo?
Nas últimas décadas, o online ganhou uma força enorme, veículos multiplicaram-se. Apesar de menores e falarem com públicos específicos, muitas vezes, eles trazem mais resultados de popularidade e força de marca do que as grandes mídias que, claro, ainda tem lugar cativo nas expectativas dos clientes. Mas, com essa mudança de formato, veio a dúvida: como mensurar resultados, agora?
Nós já falamos um pouco sobre isso aqui (Como medir resultados em tempos de divulgação online), mas afirmamos que não existe uma fórmula pronta e, cada vez mais, os resultados são equivalentes aos objetivos de cada ação específica. Podem ser o aumento de uma base de clientes, reerguer uma marca, realizar um lançamento, reforçar uma fonte que tem ótimos dados e precisa ser ouvida. E é desses objetivos que vai depender o método de medir resultados.
Claro, que, quando estamos falando de matérias nos veículos impressos, em portais de notícias e até mesmo em rádio e TV, usar a centimetragem ainda pode ser uma boa estratégia. Mas reforçamos que ela não deve ser a única forma de entender se um planejamento está no caminho certo. Ela se tornou uma ferramenta, talvez ainda a mais eficaz, mas hoje é “uma entre tantas”, como se diz.
A questão é: quais os resultados que o seu cliente espera? O que uma ação precisa gerar, especificamente? Há objetivos mais fáceis de serem mensurados, como uma grande matéria em um veículo de destaque, por exemplo. Só ela, em si, já é um retorno de investimento. Mas há outros objetivos em que é preciso buscar formas de validar estratégias.
Conta pra gente: nesses dias tão cheios de possibilidades, como você mede os resultados dos seus clientes? Usa clipping? Aposta na centimetragem? Número de seguidores e engajamento nas Redes Sociais? Nos ajude a elencar outras formas de mostrar para os clientes que seu trabalho rende e muito. Quem sabe, a gente não consegue te ajudar também?