Como definir as palavras-chave do monitoramento de notícias?

Como definir as palavras-chave do monitoramento de notícias?

Conheça dicas para elaborar uma lista de palavras bem eficiente para cada cliente e empresa

O monitoramento de notícias é uma ferramenta contratada pelas empresas com os mais variados fins. Entre assessores de imprensa, o monitoramento é mais conhecido como clipping de notícias e é o pontapé inicial para elaborar um relatório recheado de divulgações no fim do mês.

Por outro lado, o recurso também é uma mão na roda para manter os clientes informados sobre o que está rolando em sua área de atuação, o que, para a turma do marketing, ajuda inclusive a analisar a concorrência.

Com isso, saber qual é o propósito da contratação de um monitoramento de notícias é o ponto de partida para definir a base do serviço: as palavras-chave. São elas que definirão o que será recebido diariamente via monitoramento. E aí é que surge um grande desafio, acompanhado de muitas dúvidas: como definir as palavras chaves?

Para ajudar nesse processo, a Press Manager selecionou algumas ideias que podem facilitar a escolha das palavras-chave que trarão mais resultados para o cliente:

Nome da empresa – Esta primeira dica pode parecer muito óbvia, mas é necessária. Incluir o nome da marca é primordial e, geral, as pessoas lembram disso de imediato. Porém, o que as vezes é deixado de lado são as variações que, sem querer, podem ser usadas em publicações. É muito comum marcas conterem palavras como “Cia” e aparecerem em matérias como “Companhia”, por exemplo.

Nome dos porta-vozes – Para garantir que as publicações da empresa sejam localizadas, vale a pena incluir na lista o nome das pessoas da empresa que costumam dar mais entrevistas e representa-la em eventos corporativos.

Termos do segmento – Relacionar palavras muito usadas na área de atuação da organização é sempre um bom termômetro para saber o que está acontecendo no mercado e em que mídias pode ser interessante investir na visibilidade da empresa.

Produtos da marca – Este é um ponto que as vezes é deixado de lado em monitoramento de notícias, mas pode fazer toda a diferença. É comum alguns produtos ganharem popularidade e serem citados em publicações, sem menção de qual é a empresa que o produz. E se o nome do produto não é monitorado fica mais difícil localizar o que dito sobre ele.

E, falando em palavra-chave, uma dica de ouro é lembrar de incluí-la em todos os textos divulgados pela empresa, de conteúdo de blog a releases. Com essa medida, fica sempre mais fácil monitorar todas as divulgações com o nome da marca.

Soluções completas como a Press Manager tem sido tendência em 2018, com recursos integrados a plataforma otimiza o tempo, gera resultados mais rápidos e possui custo x benefício atrativo. Quer saber mais? Clique Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}