Mercado acirrado e necessidade de ampliar o campo de atuação abriram portas para muita gente investir na área de conteúdo para blogs e portais. Será que vale a pena?
Produção de conteúdo para blogs e portais, um novo campo de atuação? De um lado, a necessidade de ampliar o campo de atuação, do outro, empresas apostando em conteúdo para seus portais ou mesmo criando blogs. Um novo desenho de atividade surge aí e a gente pergunta: será que vale a pena? Uma das nossas dicas de sempre aqui é ajudar os clientes, especialmente os de assessoria de imprensa, a se tornarem mídias. Ou seja, depender menos da grande imprensa, sem deixar de investir na divulgação ampla, claro, e focar seus esforços na produção de conteúdo de qualidade que possa informar e educar o mercado.
Nesse panorama entram as empresas de produção de conteúdo, proporcionando que haja cada vez mais qualidade no produto notícia. Talvez ainda soframos de um certo preconceito, assim como aconteceu há tempos com a migração de muitos jornalistas para a área de divulgação – quem aí se lembra do tempo em que os cursos de jornalismo nem tocavam no tema de assessoria? É recente a apropriação do mercado de divulgação como algo jornalístico. Mas, com o tempo, foi possível perceber que os dois lados da cadeia da comunicação são importantes: quem gera a notícia e quem a transmite para o grande público.
Da mesma forma, a produção de conteúdo, cada vez mais, pode ser uma possibilidade rica de ampliar a visibilidade sobre a empresa/marca/pessoa, entregando informação de qualidade e completando o trabalho que é feito com a imprensa formal. Com o advento da internet, os próprios limites entre o que é ou não mídia ficaram mais tênues. Foi preciso aprimorar a convivência entre informação paga e gratuita, mudar regras, criar outras, e assim, estamos aprendendo uma nova ordem de disseminação de dados,
Blogs e portais podem ser uma ótima saída para ambos: para profissionais que precisam de um novo campo de trabalho. E para empresas que desejam ter mais uma ferramenta de divulgação de sua expertise. Se bem utilizada, a dobradinha entre divulgação convencional e essas novas modalidades pode trazer muito mais resultados. Você, que trabalha com conteúdo, conta pra gente: seus clientes já apostam nesse formato? Como você vê esse mercado para o futuro?
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