Assessoria de comunicação: o que é, funções e como fazer

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    Você sabe o que faz uma assessoria de comunicação e como ela pode fortalecer a imagem de uma empresa?
    Neste artigo, explicamos o que é assessoria de comunicação, suas funções principais, os benefícios estratégicos e a diferença em relação à assessoria de imprensa.
    Se você trabalha com comunicação institucional, marketing ou relações públicas, este conteúdo vai ajudar a entender como implementar essa atividade com eficiência e impacto.

    O que é assessoria de comunicação?

    A assessoria de comunicação pode ser entendida como uma das estratégias para facilitar a relação entre os jornalistas (imprensa) e as empresas, organizações ou pessoas físicas. É ter um profissional capaz de gerenciar as informações relevantes e apresentá-las de forma atrativa é essencial para conseguir se destacar na imprensa diante de tantas novidades diárias.

    Mas, sem dúvida, a assessoria de comunicação depende de um profissional responsável em apurar informações de seus clientes e transformá-las em conteúdo de interesse (pautas) para os veículos de comunicação. Com o objetivo único de gerar notícias positivas de seus clientes na mídia de uma marca, produto ou personalidade, dependendo do objetivo estratégico da contratação do serviço.

    Quais são as funções da assessoria de comunicação?

    Entre as principais funções da assessoria de comunicação estão:

    1. Gerenciamento de imagem institucional

    O assessor define o tom de voz da marca, alinha o discurso e atua para garantir consistência na comunicação com o público.

    2. Produção e disseminação de conteúdo estratégico

    O profissional elabora press releases, artigos, notas, materiais institucionais e conteúdos de marketing com foco informativo e de valor.

    3. Relacionamento com a imprensa e formadores de opinião

    A assessoria mantém contato com jornalistas, editores e influenciadores, atuando como ponte para facilitar a publicação de pautas relevantes.

    4. Monitoramento da mídia e clipping

    É responsável por acompanhar menções à marca na mídia, mensurar resultados e identificar oportunidades de atuação.

    5. Gestão de crise de imagem

    Planeja e executa ações de resposta em momentos críticos, controlando danos e preservando a reputação da organização.

    Benefícios da assessoria de comunicação

    • Aumento de visibilidade nos canais de mídia espontânea;
    • Credibilidade reforçada junto ao público e stakeholders;
    • Melhoria no relacionamento com a imprensa;
    • Apoio estratégico para tomada de decisões em situações de crise;
    • Consistência na comunicação institucional e interna.

    Diferença entre assessoria de comunicação e assessoria de imprensa

    Embora os termos sejam usados como sinônimos, há diferenças importantes.

    • Assessoria de imprensa foca exclusivamente na relação com jornalistas e veículos de comunicação.
    • Assessoria de comunicação é mais ampla: engloba comunicação interna, institucional, digital e estratégia de imagem.

    Ambas se complementam, mas a comunicação é mais holística e integrada.

    Dicas para ter mais visibilidade na imprensa com assessoria

    Vale ressaltar que tanto o agendamento de entrevistas quanto a publicação de matérias são gratuitas. Damos a este processo o nome de mídia espontânea. Ou seja, o assessor de imprensa não paga pela notícia publicada, mas pelo trabalho executado em conquistar espaços na mídia.

    O sucesso da divulgação depende da relevância do seu conteúdo. Cabe única e exclusivamente ao jornalista na redação determinar sua publicação ou não. 

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    Inclusive, uma pesquisa recente da Ponto Map em parceria com a V-Tracker revelou que os brasileiros ainda confiam mais nos veículos tradicionais de imprensa — como jornais, revistas, rádio e TV — como fontes de informação confiáveis.

    Para aumentar as chances de “emplacar” uma matéria, o conhecimento das rotinas de uma redação, organização e planejamento são palavras de ordem na assessoria de imprensa.

    Para aumentar as chances de “emplacar” uma matéria, o conhecimento das rotinas de uma redação, organização e planejamento são palavras de ordem na assessoria de imprensa.

    Um bom profissional deve ser especialista não apenas em seu cliente, mas também conhecer os veículos e jornalistas aos quais direciona suas divulgações de forma a despertar seu interesse.

    Em meio ao enorme volume de sugestões de pautas que precisam ser disparados atualmente é importante contar com ferramentas eficientes que possam auxiliar o dia a dia de qualquer jornalista.

    Ferramentas que otimizam o trabalho da assessoria

    O uso de plataformas especializadas como a Press Manager permite mais produtividade na rotina da assessoria, com funcionalidades como:

    • Disparo segmentado de releases;
    • Agenda de entrevistas;
    • Follow up automatizado;
    • Clipping digital e monitoramento de mídia;
    • Gestão de contatos e mailing atualizado.

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    Conclusão: por que investir em assessoria de comunicação

    A assessoria de comunicação é muito mais do que uma ponte entre a empresa e a imprensa — ela é uma estratégia essencial para construir credibilidade, ampliar a visibilidade e proteger a imagem institucional em todos os pontos de contato com o público.

    Ao investir nesse serviço, as organizações conseguem alinhar discurso, fortalecer sua presença na mídia, melhorar o relacionamento com stakeholders e se preparar para agir com rapidez em momentos de crise.

    Mais do que divulgar notícias, o papel do assessor é transformar informações em pautas estratégicas, gerando valor e posicionamento de marca no médio e longo prazo.

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    Com a plataforma Press Manager, é possível automatizar tarefas da rotina de assessoria, segmentar contatos, monitorar a imprensa e aumentar a produtividade com inteligência e controle.

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