As melhores dicas para sair do marasmo da divulgação

As melhores dicas para sair do marasmo da divulgação

Como fazer para conseguir mais resultados de divulgação, especialmente quando estamos em uma entressafra de dados e de novidades do cliente? Separamos, aqui, algumas dicas para entender como sair dessa situação e ainda correr atrás de resultados.

 Não é nada simples passar por alguns momentos de baixa nos resultados de divulgação. Especialmente se eles duram um pouco mais do que o esperado, o que não é raro de acontecer. Como lidar? Nós separamos aqui algumas dicas que podem ajudar a ter mais criatividade, proatividade e, de quebra, ainda ganhar uns pontos a mais com o cliente. Acompanhe:

  1. Nem só de release se faz uma divulgação

Ok, a gente fala aqui o tempo todo sobre como é difícil fazer follow-up, cada vez mais, e aproveitar esse momento com o jornalista da melhor forma possível. Mas, de qualquer maneira, fazer networking é necessário, não há como fugir. Então, uma das dicas é: amplie sua lista de contatos – seja por telefone, compra de mailing, eventos, grupos em redes sociais. Amplie seus horizontes. Às vezes, em uma conversa informal, surge um espaço para uma pauta. Quem sabe, né?

  1. Pense como o público do seu cliente

Uma coisa que o pessoal de conteúdo faz bem, mas que pode escapar um pouco a quem só trabalha com divulgação é pensar na informação importante para o consumidor final do cliente e não apenas para o seu contratante. O que acontece, geralmente, é que criamos um planejamento em cima das novidades que o cliente traz: resultados, lançamento de produtos, inovações. Isso tudo é ótimo para gerar pautas. Mas e quando não temos esses dados? O que fazer? Pensar como o cliente final pode ser a sacada para gerar pautas de serviços: dicas, caminhos possíveis, saídas para problemas do dia a dia, claro, que tenham relação direta com o que o seu cliente faz. Mas que possam ajudar na rotina dos consumidores. Principalmente as mídias online apostam muito nesse formato.

  1. Seja criativo

No fundo, quem trabalha com divulgação é um criativo, embora essa chancela esteja sempre muito relacionada ao pessoal de marketing puro ou a publicidade. Mas pensar em sugestões de pauta relevantes, diferentes e que sejam atraentes para todos os públicos, especialmente para o jornalista, é uma questão de criatividade, sim. Então, se as coisas andam devagar por aí, vá pesquisar, passear, viajar, ver gente diferente, trabalhe em um lugar diferente (para quem tem essa opção, claro). Exercitar a criatividade pode trazer aquela sugestão que estava faltando para abrir mais caminhos para as suas divulgações. Vale a pena.

Se você tem mais dicas que pode compartilhar com quem está nesse dia a dia de divulgação, comenta aí embaixo. Estamos todos no mesmo barco, buscando soluções possíveis e mais engajamento e resultados. Tem espaço para todo mundo, então, vamos lá nos ajudar para fazer acontecer!

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