Na hora de divulgar, quais são as suas alternativas para ampliar visibilidade? Que tal elencarmos algumas dicas para ajudar na hora de ter ideias?
Todo mundo que trabalha com divulgação de empresas quer alternativas para ampliar visibilidade, certo? A gente já falou aqui sobre a importância das redes sociais nesse panorama, mas acreditamos que seja possível dar algumas dicas, que coletamos com nossos clientes, e que podem ajudar a ampliar resultados em todos os formatos. Algumas podem parecer básicas, mas nunca é demais esgotar possibilidade de ampliar a visibilidade dos clientes, certo?
- Estude o mercado – criar estratégias certeiras certamente faz parte do melhor caminho par conseguir visibilidade, mas não é possível se você não conhecer o terreno. Entender o que o consumidor quer, o que os concorrentes estão fazendo e o que funciona (e não funciona também), já que vivemos um tempo de regras mutáveis nas redes sociais e mesmo nas grandes mídias, por exemplo, é fundamental.
- Cuide do assunto do seu email – milhares de e-mails acabam ou ficando nas caixas de spam ou sendo simplesmente descartados porque não são compreendidos à primeira vista. Um dos pontos mais importantes de uma mensagem ou pauta enviada por email é o assunto. Saiba como minimizar as chances de ser reconhecido como spam e invista no assunto. Se o jornalista bater o olho e abrir seu email, você já bateu metade da meta.
- Faça parte de grupos de Facebook e grupos de Whatsapp – relacionamento é tudo! Se a sua sugestão não servir para um veículo ou jornalista, pode servir para outro. Grupos de contatos são ótimos para enviar sugestões, receber dicas e fazer networking. Muitas vezes, as indicações acabam sendo mais certeiras do que o follow up tradicional.
- Converse com o marketing – ampliar visibilidade também tem a ver com as mídias que são usadas. Se você é só assessor, por exemplo, pode (e deve) fazer dobradinha com a equipe de redes sociais e/ou de vendas para que as campanhas sejam sincronizadas.
- Cuide para que seu cliente apareça em várias frentes – a dica acima é complementada por esta: quanto mais mídias foram atingidas pelas divulgações, mais facilmente a marca/produto/pessoa será encontrada. Então, cuide para que o seu cliente apareça, e bem, em várias mídias. O trabalho completo de divulgação garante resultados mais consistentes.
- Invista em parcerias – fazer parceria com outras marcas e empresas pode ser uma ótima saída para estar em mais mídias e ter maior visibilidade. Além disso, trabalhar o mercado como um todo, oferecendo informação, conteúdo e produtos de qualidade, que se complementem, é uma mão na roda para o consumidor. Assim, você ajuda seu cliente a também ajudar seus clientes. Não é incrível?
Essas dicas fizeram sentido para você? Tem outras ideias que podem ajudar seus colegas a conseguirem mais resultados? Compartilhe com a gente.