Como mensurar o resultado de uma assessoria de imprensa contratada

  • Banner de conversão orgânica para topo de blogposts.

    Resultado é o que todo cliente quer ao contratar uma assessoria de imprensa. Mas como mensurá-lo? Quantidade ou qualidade das publicações? E o esforço despendido que nem sempre se converte em matérias?

    A busca por resultados é o grande X da questão quando o assunto é assessoria de imprensa, um trabalho de formiguinha que às vezes demora a emplacar com força. Há clientes para quem a quantidade é mais importante, outros que mensuram o resultado pela qualidade, mesmo que as publicações sejam mais espaçadas. Há aqueles que precisem ver em números o que está ou não dando certo. Mas qual a melhor forma de mensurar se o trabalho de uma assessoria de imprensa está ou não dando certo.

    Para nós, da Press Manager, essa verificação é um fator muito importante na relação entre os assessores e seus clientes e é exatamente por isso que criamos ferramentas cada vez mais otimizadas para gerar relatórios, gráficos e acompanhamento de follow up. Entretanto, sabemos que a satisfação do cliente com uma assessoria de imprensa vai muito além desses dados e, por isso, enumeramos aqui 3 fatores que precisam estar presentes quando o assunto é divulgação:

    1. Intimidade da assessoria de imprensa com a história do cliente e seus produtos

    Quanto mais engajada e próxima dos assuntos do cliente uma assessoria estiver, é mais fácil de indicar pautas que estejam em sinergia com os objetivos dele. Essa proximidade também garante que o cliente entenda o andamento dos trabalhos, o quanto a assessoria está empenhada em fazer com que as ações deem resultados e pode ser um bom termômetro do trabalho.

    Banner de conversão sobre disparo de releases.
    1. Atendimento

    Um bom atendimento é sempre a chave do relacionamento na terceirização. É preciso sempre equilibrar o que o cliente quer e o conhecimento de mercado que ele detém com o conhecimento e a expertise da assessoria de imprensa. O segredo é unir forças e trabalhar em conjunto, e entender o cliente, estar apto a ouvi-lo e garantir que ele estará a par de tudo é um caminho favorável.

    1. Alinhamento de expectativas

    Como falado acima, é o atendimento que vai garantir o alinhamento das expectativas e traçar estratégias que possam abraçar os desejos do cliente com as possibilidades do mercado. Cada vez mais, os grandes veículos são disputados e acreditar que será fonte deles todos os meses, por exemplo, é mais difícil. Uma das estratégias é mesclar pautas exclusivas, com foco nos veículos maiores, e pautas mais abrangentes, que possam ser replicadas por várias mídias.

    Acreditamos que, com esses fatores equilibrados, e é claro, um trabalho bem feito de divulgação e atendimento também à imprensa, a relação entre o cliente e a assessoria contratada seja otimizada. E você, o que acha que é preciso para garantir que os resultados vão existir? E como eles devem ser mensurados? Deixe aqui sua dica e quem sabe a gente consiga ajudar a colocar em prática!

    Solicite uma DEMONSTRAÇÃO da Plataforma na Press Manager.

    E veja como é simples, fácil e rápido otimizar o seu tempo e gerar resultados práticos.

    Banner de conversão sobre a história da Press Manager.