5 dicas para vender pautas de maneiras inusitadas

5 dicas para vender pautas de maneiras inusitadas

Descobrir novas formas de vender pautas pode ser o que falta para o seu resultado ser muito mais satisfatório. Nós fizemos uma pesquisa entre nossos clientes e separamos 5 dicas que estão bombando nas assessorias. Veja se você já faz parte dessa turma!

Você sabe que vender pautas pode ser uma tarefa difícil nos dias de hoje, já que é preciso competir com cada vez mais empresas, mais canais e novas formas de atingir o público desejado. Para ajudar sua rotina a ser mais dinâmica, fizemos uma pesquisa entre nossos clientes assessores e separamos 5 dicas para vender pautas de maneira inusitadas. Confira:

  1. Use as redes sociais

Usar as redes sociais pode ser, hoje, uma das melhores formas de vender pautas. Isso porque os grupos de jornalistas existem aos montes, e inclusive com focos bem específicos. Alguns deles são fechados e é preciso ser indicado para entrar, mas existem muitos grupos abertos, exatamente para que os próprios jornalistas peçam informações ou que assessores possam vender seu peixe, como se diz. É preciso usar essa ferramenta moderna de forma assertiva, e sem abusos, é claro. Fique de olho nos grupos que falam de assuntos que seu cliente domina e reforce o networking para fazer parte de mais grupos. Esse pode ser um bom tempero nos seus resultados.

  1. Divulgue artigos escritos pelos seus clientes

Divulgar artigos pode ser uma ótima forma de mostrar a expertise de seus clientes. Quando o cliente escreve sobre seu mercado de atuação e seu conhecimento, ele está indiretamente vendendo pautas! Isso porque um artigo pode conter informações preciosas, que podem se tornar várias matérias diferentes. Usar dados específicos, comentar sobre o mercado e compartilhar informações de maneira ampla e até opinativa podem ser uma ótima forma de mostrar o tipo de fonte que seu cliente pode ser. Daí a importância dos artigos assinados! Aproveite para usar informações que geralmente não iriam no release e aposte nos artigos como uma forma diferente de vende pautas!

  1. Trabalhe em parceria com o jornalista

Cada jornalista tem uma forma única de apurar as informações. Conhecer o sistema de cada pessoa e veículo pode ser uma ótima forma de vender pautas de forma mais assertiva. Por isso é tão importante fazer um trabalho de pesquisa e entender o funcionamento das diferentes mídias. Isso faz com que você possa ser visto como um parceiro do jornalista, agregando informações no timing certo para que ele possa fechar suas matérias. Para trabalhar com divulgação, é preciso estar atento e, principalmente, gostar muito do que faz. Dessa forma, você vai se inserir cada vez mais no dia a dia das redações e entender o que cada jornalista quer e precisa.

  1. Crie suas próprias mídias

Sim, criar mídias pode ser uma ótima forma de vender pautas. Isso porque as matérias publicadas podem servir de fonte para outras matérias, a partir do momento que tragam informações importante e, claro, dados que possam servir de embasamento para outras formas de se falar sobre o mesmo fato. Blogs, sites, perfis no Facebook e no LinkedIn e até mesmo no Instagram podem ser ótimas formas de fazer com que seu cliente seja conhecido e que os assuntos que ele aborda se tornem notícia. Vá em frente!

  1. Pense de forma estatística

O que os jornalistas mais amam? Dados! E nós sabemos que nem todo cliente está disposto a divulgar números, o que é uma pena. São eles que garantem mais resultados de imprensa!!! Por isso, pensar de forma estatística, criando parâmetros que possam servir de embasamento para matérias é uma estratégia muito assertiva. Muitas vezes, informações podem ser transformadas em números, sem que necessariamente os dados que seu cliente não quer divulgar precisem ser abertos para a imprensa. Pensar de forma estatística ajuda a desenvolver matérias mais interessantes e que podem ser mais bem aproveitadas pela imprensa. Não custa tentar!

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