5 dicas para garantir processos otimizados

5 dicas para garantir processos otimizados

Como garantir que os processos da sua empresa sejam otimizados, independentemente da forma como você contrate e coordene seus colaboradores? Separamos aqui 5 dicas que podem te ajudar nessa empreitada. Confira.

Os tempos estão mudando rapidamente e cada vez é mais necessário ter processos otimizados, que garantam produtividade e resultados com menor índice de insatisfação, tanto de seus clientes internos quanto externos. Mas, como fazer? Nós separamos aqui 5 dicas que podem ajudar a otimizar seus processos, baseadas na experiência de nossos clientes e parceiros. Veja quais são:

Estude o mercado e a concorrência

Saber o que está acontecendo no seu mercado é fundamental. Especialmente para aprender com outras empresas que estejam percorrendo o mesmo caminho que você. O ideal, na verdade, é deixar de ver o outro somente como alguém que concorre, mas como alguém que pode ser parceiro, pode ajudar a otimizar seu trabalho. Para isso, esteja aberto, de antenas ligadas e pesquise. Pode fazer toda a diferença.

Saiba aonde quer chegar

Para utilizar conhecimento de mercado a seu favor, é preciso ter um plano de voo. Quem não sabe onde quer chegar, não deveria nem sair do solo, certo? Ter objetivos traçados ajuda a adequar a rota e a encontrar caminhos menos sinuosos para chegar lá. Então, reserve tempo para o planejamento estratégico.

Invista em workflow

Desenhar um fluxo de trabalho é extremamente importante para entender onde estão as falhas ou possíveis lacunas que precisam ser organizadas e preenchidas. Utilize ferramentas que possam ajudar no processo, dedique tempo para desenhar seu sistema de trabalho e acredite, haverá ganho de tempo aí!

Tecnologia

Os sistemas estão aí para agilizar seus processos. Escolher a tecnologia certa e ter uma equipe que possa fazer com que ela funcione da melhor maneira possível é fundamental para otimizar todas as etapas do trabalho da sua empresa. Cheque seus processos atuais: onde a tecnologia ainda não está inserida e pode te ajudar?

Foco na equipe

As pessoas são seu maior bem. É nelas que você deve focar na hora de criar processos que, afinal de contas, serão realizados e validados por elas. De nada adianta investir em tecnologia se não houver capacitação. Então, tenha em mente que as pessoas é que farão toda a diferença para os seus processos.

Conta pra gente: você já coloca em prática algum desses itens? O que faz sentido para você e para quem trabalha pelos objetivos da sua companhia? Se você tem alguma dica que não está nessa lista, nos mande e a publicaremos nas redes sociais. É sempre bom compartilhar boas práticas de empresas que estejam caminhando positivamente e que podem servir de exemplo para outros players do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}