Divulgar pode dar um trabalho danado, ainda mais quando falamos de clientes em que é um desafio obter informações. Por isso, reunimos 3 dicas que podem ajudar no dia a dia do trabalho de comunicação.
O cliente quer ser fonte de imprensa, mas, cadê os dados na hora de divulgar? Essa união de engajamento e assertividade é essencial para construir pautas certeiras e se possa estar em sinergia com as necessidades da imprensa. Separamos, aqui, 3 dicas que podem ajudar a usar dados na hora de divulgar:
A gente sabe que, ao vender o nosso peixe, sempre achamos que ele é o melhor. Mas é preciso que o cliente de divulgação esteja ciente de que são muitos “vendedores” disputando o mesmo espaço, e que é preciso provar que o seu peixe, realmente, é o melhor. Como? Usando dados contundentes! Sabemos que algumas empresas têm uma certa relutância em divulgar dados como faturamento, valores ou aumento no número de clientes. Entretanto, essas informações vão dar aos veículos a real dinâmica da empresa e mostrar como ela está inserida no mercado e seu verdadeiro potencial.
Nada de maquiar dados, ampliar números nem nada disso, hein! Sabemos que estamos falando com profissionais sérios, mas nunca é demais lembrar: dados são sempre checados pelos veículos. Como se brinca nas redações, jornalista sabe, sim, fazer contas! Brincadeiras à parte, é importante reunir dados que sejam reais, que mostrem a empresa, seus produtos, serviços e mercados como são, e que sejam um demonstrativo do que vem por aí. Vale falar em expectativa de crescimento, em metas de longo prazo, em como seu cliente se vê daqui a cinco anos, entre outros. Tudo isso pode funcionar muito bem para divulgar, caso haja dados que comprovem a curva de crescimento que já acontece.
Estudar os veículos e entender quais dados eles precisam e desejam é uma das melhores estratégias que você pode desenvolver, hoje, ao divulgar. Encontrar essa linha é especial para criar pautas que tenham sinergia com os veículos e realmente possam ser aproveitadas. Usar o follow-up, ou o que ainda resta dele para entender essa dinâmica pode ser uma ótima ideia. Quando você compreende essas informações, começa a entender, também, por que determinadas pautas simplesmente não vingam. E fica mais fácil de construir outras, que tenham sintonia com o que o cliente deseja e o veículo está aberto a divulgar.
E aí, as dicas fizeram sentido para você? Quer colaborar com a nossa missão de melhorar o mercado de divulgação? Manda pra gente a sua sugestão, que a gente publica lá nas redes sociais. Segue contato@pressmanager.com.br !!!
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