3 dicas para ter mais foco e concentração na hora de divulgar

3 dicas para ter mais foco e concentração na hora de divulgar

Ah, queridos assessores, a gente entende o estresse que vocês enfrentam todos os dias, tentando atingir mais e mais resultados, em um universo pulverizado e ao mesmo tempo, tão restrito. Como assim? Vamos explicar. E, de quebra, te dar 3 dicas que podem ajudar na hora de divulgar.

Ter mais foco e concentração na hora de divulgar pode ajudar – e muito – a trabalhar esse mercado pulverizado e, ao mesmo tempo, tão restrito. Mas, o que isso quer dizer? Que temos hoje um número mais reduzido dos veículos da chamada “grande imprensa”, com menos jornalistas trabalhando neles, que têm cada vez menos tempo para ouvir os assessores. Fato.

Por outro lado, temos um sem fim de sites, blogs, veículos locais e segmentados, que abrem muitas portas para a divulgação. E você pode usar essa realidade a seu favor (e da informação que você considera importante divulgar) ao invés de ficar alimentando estresse por não atingir as expectativas (muitas vezes irreais) do seu cliente.

Separamos aqui 3 dicas para que você tenha mais foco e concentração na hora de divulgar:

  1. Alinhar o planejamento com a realidade do mercado

De que adianta ficar horas e horas tentando (sim, porque quem aí consegue falar com todos os veículos do follow na primeira vez? Conta pra gente, por favor!) falar com uma lista interminável de veículos, geralmente sem um critério específico? Alinhar o planejamento de divulgação com a realidade do mercado pode evitar muita dor de cabeça e essa função tem que ser sua, porque, obviamente, seu cliente vai querer ter sua notícia públicas em todos os lugares. Mas, como fazer isso? Analise os veículos, tente pensar com a cabeça do repórter ou redator: essa notícia realmente cabe ali? Se acreditar que não, jogue limpo com o cliente e vá direto aos veículos certos.

  1. Entender qual é a notícia, de fato, que deve ser divulgada

Muitas vezes, queremos vender tudo para todo mundo, e nos perdemos na hora, tanto de escrever o release, quanto de falar com o jornalista, seja por voz ou e-mail, por exemplo. Foco no que é realmente importante. Uma linha certeira de informação, muitas vezes, acaba trazendo mais resultados do que um texto lindo e completo. Deixe essa opção para mandar para um grande mailing e aguardar publicações. Se o assunto for bom, elas sempre acontecem. Não esqueça de mandar foto junto, hein!

  1. Entenda quem precisa ou não de follow-up

Tem jornalista que não gosta de ser incomodado, exatamente porque tem pouco tempo para realizar muito trabalho. Tem outros que adoram saber das novidades e até trocam figurinhas. Mas, como saber? Experiência. Ao realizar o trabalho, vá anotando (adoramos anotar, certo? Mas pode ser no bloco de notas do celular, vai) os veículos e como cada jornalista gosta de ser contatado. Pergunte a ele. Isso pode, inclusive, fazer estreitar os laços – ele vai entender que você está trabalhando também com foco nele e não apenas no cliente, e você vai poder realizar um trabalho mais assertivo. Em qualquer função, pessoas são pessoas e nem sempre é fácil trabalhar com elas, tentar captar um pouco das sutilezas dessa comunicação pode fazer muito bem para sua saúde emocional, e para os resultados do seu trabalho, claro.

Essas dicas fizeram sentido pra você? Tem mais alguma a acrescentar que ajude a melhoras as relações do nosso mercado de comunicação? Comente aqui, quem sabe pode ser útil para um companheiro nesse momento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}