Você já teve a sensação de seu cliente de assessoria de imprensa não valoriza o relatório que você enviou? Separamos algumas ideias para você fazer um documento que seja eficiente e prático de ser compreendido.
Relatório é o melhor recurso para mensurar resultados de assessoria de imprensa. Porém, na velocidade que as coisas acontecem hoje em dia, há quem diga que precisam ser mais dinâmicos e entregues com maior frequência do que os convencionais relatórios mensais.
Alguns ainda defendem que é necessário entregar um relatório completo todos os meses. Outros defendem que precisam ser semanais. E ainda existem profissionais que enviam clippings em tempo real – quase diários – e só enviam um documento no fim de um job ou projeto.
Não importa qual seja a preferência, mas todos concordam que a melhor forma de mensurar resultados de assessoria de imprensa é apresentar relatórios. Separamos 3 dicas para que seja elaborado de maneira eficiente. Veja a seguir:
1 – Conte com ferramenta de monitoramento – A parte mais trabalhosa de elaborar um relatório de assessoria de imprensa é fazer o clipping de todas as publicações de cada cliente. Para economizar muitas agências e assessores autônomos ainda fazem isso manualmente com a ajuda de buscadores online como o Google. Porém, é um engano pensar que dessa forma todos os resultados serão mensurados. Nossa recomendação é contratar um serviço de monitoramento de clipping como o que oferecemos na Press Manager. Ele conta com tecnologias que localiza mais resultados e de maneira automática. É prático e poupa muito tempo na hora de elaborar cada arquivo.
2 – Padronize seus relatórios – O ideal é aquele que o cliente em poucos minutos consegue checar todas as informações essenciais para avaliar a qualidade do trabalho executado. E, o mais importante, todos os relatórios precisam ser elaborados no mesmo formato e qualidade. Isso é importante para que se possa elaborar comparativos periódicos dos resultados mensurados.
3 – Mensurar resultados não precisa ser trabalhoso – Já ouvimos por aqui assessor dizendo que gasta em média um dia cada vez que precisa fazer relatórios de assessoria de imprensa. Seria melhor usar esse tempo para mais follow, definir estratégias ou apurar novas pautas, não é mesmo? Pois é. Nós achamos que é muito tempo mal aproveitado e estamos aqui para evitar que isso ocorra. Na nossa plataforma Press Manager, em poucos cliques, um relatório é elaborado. Basta garantir selecionar o período que deve ser considerado e o nome do cliente e está pronto. Os clippings, os releases, as entrevistas, as atividades, os follows, tudo que pode compor um relatório já foi inserido diariamente na ferramenta. Por isso é tão prático e dinâmico.