3 dicas para enviar imagens para jornalistas

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    Para ter bons resultados em canais online uma imagem vale por mil palavras. Para que uma pauta tenha sucesso, ela precisa ter uma imagem para chamar de sua.

    Para desespero de jornalistas e assessores de imprensa, a expressão que diz que uma boa imagem pode valer por mil palavras torna-se cada dia mais um mantra do mundo digital. Em jornais e revistas impressas ainda é possível encontrar matérias, inclusive longas, sem uma única imagem associada. Mas, em canais digitais, um dos principais instrumentos que conduzem o público de sites, blogs e redes sociais a quererem ler uma matéria é uma boa imagem.

    Com isso, enviar sugestões de pautas para jornalistas sem uma imagem acoplada deixou de ser uma boa prática, ainda mais em veículos que possuem poucos braços para a elaboração de conteúdos próprios. Quando o perfil do site é divulgar o texto enviado por assessores de imprensa com poucas ou nenhuma alteração, recebe-lo com uma imagem aumenta as chances de publicação. Isso é fato. Experimente enviar sem e com imagem e nos diga qual fez mais sucesso e teve mais repercussão.

    É essencial observar que não é qualquer imagem que pode ser enviada e que cada texto precisa ser enviado acompanhado de sugestão de imagem diferente. Mas e se o cliente possui apenas uma foto, o que fazer? Envie uma foto de banco de imagens que tenha relação com o assunto do release ou artigo enviado, crie um infográfico ou dê um novo recorte e tratamento à uma foto mais antiga.

    Além de usar a criatividade, a dica é incentivar o cliente a investir num portfólio de fotos de todos os porta-vozes da empresa, juntos, separados, com roupas variadas e em mais de um ambiente ou posição. Para produzir fotos de qualidade e garantir cada vez mais publicações, recomenda-se também que os retratados estejam vestidos adequadamente com suas profissões, cargos e valores da empresa.

    Outro ponto importante sobre fotos, é forma de enviá-las aos jornalistas. Imagens anexadas a emails não são bem-vindas quando não solicitadas por tendem a pesar e lotar caixas de entradas. Para evitar isso, é melhor contar com ferramentas de disparo de releases, como a que temos na Press Manager, em que as fotos são enviadas em baixa qualidade no corpo do email e é disponibilizado um link para download de uma versão do arquivo em alta. Esse recurso permite inclusive enviar mais de uma opção de foto. É a tecnologia a favor do resultado. Quer saber mais? Clique aqui.