3 dicas para ajudar seus clientes a se tornarem parceiros do seu trabalho

3 dicas para ajudar seus clientes a se tornarem parceiros do seu trabalho

Você está produzindo bons releases, conversando com os jornalistas e os resultados ainda não vieram? Trabalhe para fazer do cliente um parceiro do seu trabalho e será mais fácil, para ele, entender o timing da divulgação.

Não é tarefa simples explicar aos clientes que não temos poder sobre o que é divulgado na imprensa, que assessoria não é garantia de divulgação e muito menos que o timing dos veículos não acompanha a nossa lógica, mas a das oscilações do mercado. Mas quando conseguimos que os clientes se tornem nossos parceiros, compreendendo as fases de divulgação e ajudando, fornecendo dados relevantes, as relações ficam mais simples.

Como realizar essa tarefa? Nós elencamos, aqui, 3 dicas que podem ajudar a aproximar você de seus clientes. Confira:

  1. Fale com ele o máximo que puder. Feedbacks são sempre bem-vindos.

Se você mantiver uma relação próxima com seus clientes, fazer com que eles sejam parceiros do seu trabalho ficará muito mais fácil. Para quem está do lado de fora e pagando para ser fonte de imprensa, muitas vezes é difícil de entender quando os resultados não vêm a galope. E eles quase nunca vêm, certo? Então, mantenha uma rotina de feedbacks, deixe o cliente entender o que está acontecendo e ganhe em credibilidade e engajamento.

  1. Mostre cases de outros clientes para que ele entenda em que parte do caminho de reconhecimento ele está.

Mostrar para seus clientes que o tempo é uma constante para todo mundo que contrata assessoria pode ser uma ótima estratégia para evitar estresse. Tem cliente que leva seis meses para começar a dar resultados, a gente sabe disso. Uma coisa é certa: quando uma marca ou um porta-voz é finalmente aceito pela imprensa, tudo parece correr melhor. Mas é preciso ter paciência para aguardar o timing. Conhecer cases anteriores de sucesso e de diferentes tempos também pode ser uma ótima forma de ganhar confiança do cliente.

  1. Gere relatórios completos, com os quais ele vai entender o que está sendo feito.

Gerar relatórios que ajudam a mostrar o seu dia a dia de trabalho pode ser uma ótima saída. Especialmente no que diz respeito ao follow-up. Se tornar o cliente seu parceiro não é uma tarefa simples, é preciso que ele entenda que falar com a imprensa, nos dias de hoje, também não é. Levamos, muitas vezes, semanas para ter um retorno de veículos maiores. E essa rotina de ligações e negativas, que faz parte do trabalho, é preciso ser reconhecida pelo maior interessado no assunto.

Gerar essa proximidade com seus clientes, trazendo-os mais para perto da sua rotina de trabalho, pode ser um fator extenuante do estresse gerado em períodos de menor resultados, ou quando o cliente ainda não se tornou uma fonte real de imprensa. As dicas ajudaram? Conte pra gente o que você faz para se aproximar dos clientes e ajudá-los a entender o funcionamento da assessoria! E vamos, juntos, melhorar o mercado para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}