Home Office – os novos tempos do trabalho de comunicação

  • Banner de conversão orgânica para topo de blogposts.

    Como é sua dinâmica de trabalho de comunicação? Você trabalha dentro de uma agência ou empresa ou já aderiu a onda de atuar em esquema home office?

     O trabalho de comunicação vem se transformando ao longo dos anos e os profissionais da área acompanham esse movimento das mais diversas maneiras. Até um tempo atrás, por exemplo, quem não trabalhava dentro de agências ou dentro de áreas de comunicação das empresas era visto como alguém que estava apenas quebrando o galho, se virando enquanto algo melhor não aparecia. Hoje em dia, é super tranquilo trabalhar em esquema home office, seja em parceria com colegas ou sozinho.

    Com isso, boa parte dos assessores de imprensa, repórteres e produtores de conteúdo atuam de forma remota, sem precisar ir todos os dias até um escritório convencional. Muitos trabalham confortavelmente de casa, enquanto outros preferem frequentar coworkings e locais de trabalho compartilhado. Mas isso depende do perfil de cada profissional, de como cada um se organiza e com quais tecnologias tem à mão.

    Tipos de trabalho home office

    Uma das maneiras mais comuns de trabalhar com comunicação, sem se vincular a agências ou empresas, é ser freela, ou seja, ter trabalhos pontuais – com começo, meio e fim pré-determinados. Quem atua assim no mercado hoje já é visto com bons olhos, pois é uma forma de trabalho que só funciona bem para quem é muito bem relacionado com os veículos. Caso contrário, não teriam “Jobs” para executar sempre, concorda? Estes profissionais são considerados inclusive coringas do mercado e recebem muitas sugestões de pautas de assessores de imprensa, porque desenvolvem a percepção de saber claramente que editor curte que tipo de conteúdo.

    Banner de conversão orgânico sobre mailing.

    Vale dizer que muitos profissionais começam trabalhando como repórteres e assessores de imprensa freelas, mas geram um volume de clientes e contatos tão grande que se tornam verdadeiras agências de comunicação.

    Há também quem sai de empregos tradicionais e abre logo de cara uma agência para chamar de sua! E, cresce tanto dessa forma, que prefere estruturar uma equipe fixa, porém remota, com cada pessoa no seu “canto”. É uma maneira de empreender, mediante demanda, e conter despesas desnecessárias com aluguel de escritórios e afins.

    Além disso, há uma infinidade de profissionais de comunicação que trabalham home office com a produção de blogs – que de certa forma “concorrem” com veículos convencionais, podcasts, vídeo-blogs, aplicativos e diversos outros canais digitais.  Em geral, estes são mais independentes e trabalham apenas com alguns parceiros para cada projeto.

    Independente do formato para que trabalhos à distância funcionem bem e deem o resultado esperado, é essencial que todos os envolvidos, tanto clientes como profissionais, tenham à mão as tecnologias essenciais para trazer confiabilidade à execução do trabalho.  E isso significa ter à mão, além de bons smartphones e notebooks, plataformas capazes de organizar todo o fluxo de trabalho e que facilitem inclusive a produção de relatórios no fim do mês.

    Quer saber como podemos de te ajudar a trabalhar com mais eficiência em home office? Entre em contato conosco!

    Banner de conversão sobre a história da Press Manager.