Release institucional: ainda se usa?

  • Banner de conversão orgânica para topo de blogposts.

    Chegar na imprensa pela porta da frente, não é incrível? Mas qual a melhor estratégia? Muitas assessorias ainda usam o perfil do cliente ou release institucional, aliado a alguma ação de boas-vindas. Será que funciona?

    O release institucional é uma sugestão de pauta que traz, com informações hierarquizadas, um relato contundente sobre a história e a posição do cliente no mercado. Muitas vezes, ele é utilizado apenas quando o jornalista, impactado por uma sugestão de pauta, solicita para ter mais informações. Mas algumas assessorias ainda costumam realizar uma ação inicial com o release institucional, para apresentar o cliente às redações.

    Esse “boas-vindas” ajuda o jornalista a entender quem é a fonte e de que forma pode utilizá-la, já que costuma trazer todas as expertises, ou todos os serviços e produtos oferecidos, o tempo de mercado, entre outras informações que vão facilitar e muito na hora de catalogar a empresa e seus representantes como fonte.

    Como estratégia, o release institucional pode servir de base para outras divulgações isoladas e também pode ser usado como backup de informações, sendo enviado atualizado para os jornalistas, quando necessário. Manter esse texto com informações completas, incluindo dados numéricos e linhas de produtos, por exemplo, é fundamental para ajudar na apuração da matéria.

    Banner de conversão orgânico sobre mailing.

    Cada assessoria, uma sentença

    Por outro lado, há assessorias que nem chegam a fazer releases institucionais. Utilizam as informações primordiais na assinatura dos releases e mantém um Q&A, o famoso Question & Answers dos clientes para eventuais pesquisas dos jornalistas. Mas sabemos de empresas que seguem com as ações de boas vindas e que utilizam o release institucional como primeira estratégia.

    Pensando na praticidade, a pesquisa para desenvolver esse tipo de texto pode ajudar inclusive a entender melhor o cliente e a embasar o planejamento, não acham? Quem aí usa o release institucional como uma das ações de imprensa? Comenta aqui e ajuda a melhorar cada vez mais as estratégias de divulgação do mercado!

    Soluções completas como a Press Manager tem sido tendência em 2021, com recursos integrados a plataforma otimiza o tempo, gera resultados mais rápidos e possui custo x benefício atrativo.

    Banner de conversão sobre a história da Press Manager.